Soliris® (eculizumabe)
Soliris (eculizumabe) pertence a uma classe de medicamentos denominada anticorpos monoclonais. O eculizumabe liga-se e inibe uma proteína específica do organismo (fração C5 do complemento terminal) que causa inflamação, prevenindo assim que o organismo ataque e destrua células sanguíneas vulneráveis.
Soliris é um medicamento indicado para o tratamento de Hemoglobinúria Paroxística e de Síndrome Hemolítico Urêmica Atípica, ambas doenças relacionadas ao sistema sanguíneo.
A Hemoglobinúria Paroxística é uma doença autoimune em que os glóbulos vermelhos podem ser destruídos pela ação do complemento, o que causa anemia, fadiga, disfunção de diversos órgãos, dores crônicas, urina escura, falta de ar e coágulos sanguíneos.
O eculizumabe pode bloquear a resposta inflamatória do organismo e a sua capacidade de atacar e destruir as próprias células sanguíneas vulneráveis (células HPN).
A Síndrome Hemolítico Urêmica Atípica é uma doença autoimune em que os rins e as células sanguíneas, incluindo plaquetas, podem estar comprometidos por ativação de células de defesa e consumo de plaquetas mediados por ação do complemento, o que causa trombocitopenia e anemia, perda ou redução da função dos rins, coágulos sanguíneos, fadiga e dificuldade de funcionamento de diversos órgãos.
O eculizumabe pode bloquear a ação do complemento, a resposta inflamatória do organismo e a sua capacidade de atacar e destruir as próprias células do sangue e dos rins.
O medicamento é de uso injetável e deve ser ministrado por uma equipe multidisciplinar coordenada por um médico. As doses variam de acordo com o paciente, peso, idade e diagnóstico, de modo que a prescrição fica a cargo do profissional de medicina que acompanha o caso.
De maneira meramente ilustrativa, cita-se que a dose recomendada de Soliris para pacientes com PNH é de 900 mg/semana, o que significa que um paciente com 30 kg precisaria de 2.700 mg de eculizumabe por semana.
É possível obter o tratamento com Soliris (eculizumabe) desde que haja expressa prescrição médica do produto para aquele paciente específico.
Em caso de negativa do plano de saúde ou da rede pública em fornecer o medicamento mesmo com a prescrição médica, é possível acionar o Judiciário para fazer valer os seus direitos. Procure um advogado.
Fonte científica: https://consultaremedios.com.br/soliris/bula