Kanuma® (alfassebelipase)
Kanuma é um medicamento indicado para tratamento de deficiência de LAL, uma doença genética que conduz a danos no fígado, colesterol elevado no sangue e outras complicações devido ao acúmulo de certos tipos de gorduras (ésteres do colesterol e triglicérides).
O medicamento é indicado para o tratamento de pacientes de todas as idades, inclusive lactentes com poucos meses de vida e está relacionado com o aumento exponencial da sobrevivência de bebês com essa condição após os 12 meses de vida.
A alfassebelipase, substância ativa presente no Kanuma, é semelhante à enzima natural lipase ácida lisossomal (LAL), que o organismo utiliza para decompor as gorduras. É utilizada para tratar pacientes de todas as idades com deficiência de lipase ácida lisossomal (deficiência de LAL).
O medicamento é de uso injetável e deve ser ministrado por uma equipe multidisciplinar coordenada por um médico. As doses variam de acordo com o paciente, peso, idade e diagnóstico, de modo que a prescrição fica a cargo do profissional de medicina que acompanha o caso.
De maneira meramente ilustrativa, cita-se que a dose recomendada de Kanuma para pacientes com NPD-A é de 2 mg/kg/semana, o que significa que um paciente com 30 kg precisaria de 60 mg de sebelipase por semana.
É possível obter o tratamento com Kanuma (alfassebelipase) desde que haja expressa prescrição médica do produto para aquele paciente específico.
Em caso de negativa do plano de saúde ou da rede pública em fornecer o medicamento mesmo com a prescrição médica, é possível acionar o Judiciário para fazer valer os seus direitos. Procure um advogado.
Fonte científica: https://consultaremedios.com.br/kanuma/bula